Uma das principais funções de uma ferramenta de gestão dos consentimentos, como a AdOpt, é a capacidade de também agir de maneira integrada com as demais ferramentas de rastreio que o site use para sua estratégia digital.

 Ou seja, caso um visitante opte por não autorizar o disparo de um pixel de publicidade do facebook para a navegação do seu site, como integrar essa requisição às tags do facebook de maneira automatizada?

 

Justamente por isso que a AdOpt, criou uma maneira de você integrar cada opt-in coletado pela AdOpt, com todas as tags por ela geridas. Assim, a AdOpt pode permitir ou não o disparo de tag de terceiros, evitando o risco de um remarketing não autorizado, por exemplo.

*Para configuração via Google Tag Manager, clique aqui



Abaixo um direcionamento para essa configuração manual (necessário conhecimento de programação)

É importante destacar que cada desenvolvedor tem a sua lógica, linguagem e maneira de desenhar seu Script/Solução. Principalmente pois, cada site é único. Logo, um passo-a-passo da nossa parte não poderia ser tão “generalista” a fim de abarcar todos os N tipos de site e lógicas, que temos no mercado.

 Por isso, então, deixamos uma breve sequência dos fatores que devem ser considerados – por você desenvolvedor, na construção desta aplicação.


Quando uma tag é instalada em um site, quer dizer que tem um código, um <script></script>, por exemplo. Tal processo pode ser estático, ou seja, o script tá sempre lá, permanentemente no código. O que o mercado chama de ”hard coded”. Existem também, os processos dinâmicos, ou seja, o script da tag é adicionada no site dinamicamente, por outro script, hard coded no site. 

É exatamente isso é o que o Google Tag Manager faz nos sites.

O GTM fica vendo as condições dos trigger da tag, e se for o caso, vai lá e adiciona o <script></script> no site.

 

O que você, e todo mundo que não quer ou não puder usar o GTM precisa fazer, é justamente isso. Construir uma aplicação que faça o que o GTM faz, mas, na mão. 

Ou seja, um script, que fique “Vendo a variável que a AdOpt criou, e de acordo com o que tem dentro dessa variável, inserir os <script></script> que receberam o consentimento. “
 

Nas linhas abaixo, estão os direcionamentos de onde estão as informações de quais tags tiveram o consentimento na AdOpt, logo, de qual variável você vai ler e trabalhar em cima.

A AdOpt cria uma variável no browser, o window.acceptedTags. 

 

 


Essa varável é uma array que contém os id's das tags aceitas pelo visitante,



 

 

Além das tags classificadas como necessárias, que já estão contidas nessa variável, independente do consentimento do usuário.