Uma das principais funções de uma ferramenta de gestão dos consentimentos, como a AdOpt, é a capacidade de também agir de maneira integrada com as demais ferramentas de rastreio que o site use para sua estratégia digital.

 

Ou seja, caso um visitante opte por não autorizar o disparo de um pixel de publicidade do facebook para a navegação do seu site, como integrar essa requisição às tags do facebook de maneira automatizada?

 

Justamente por isso que a AdOpt, criou uma maneira de você integrar cada opt-in coletado pela AdOpt, com todas as tags por ela geridas. Assim, a AdOpt pode permitir ou não o disparo de tag de terceiros, evitando o risco de um remarketing não autorizado, por exemplo.


*Para configuração via Google Tag Manager, clique aqui



Abaixo um direcionamento para essa configuração manual (necessário conhecimento de programação)

Importante destacar que cada desenvolvedor tem a sua lógica, linguagem e maneira de desenhar seu Script/Solução. Principalmente pois, cada site é único. Logo, um passo-a-passo da nossa parte não poderia ser tão “generalista” a fim de abarcar todos os N tipos de site e lógicas, que temos no mercado.

 

 Por isso, então, deixamos uma breve sequência dos fatores que devem ser considerados – por você desenvolvedor, na construção desta aplicação.

 

Quando uma tag é instalada em um site, quer dizer que tem um código, um <script></script>, por exemplo. Tal processo pode ser estático, ou seja, o script está sempre lá, permanentemente no código. O que o mercado chama de ”hard coded”. Existem também, os processos dinâmicos, ou seja, o script da tag é adicionada no site dinamicamente, por outro script, hardcoded no site. 

 

Isso é exatamente o que o Google Tag Manager faz nos sites.

 

O GTM fica vendo as condições dos trigger da tag, e se for o caso, vai lá e adiciona o <script></script> no site.

 

O que você, e todo mundo que não quer ou não puder usar o GTM precisa fazer, é justamente isso. Construir uma aplicação que faça o que o GTM faz, mas, na mão. 

 

 

A tag da AdOpt guarda os IDs de todas as tags aceitas pelo usuário dentro da seguinte variável:  

 

window.acceptedTags

 

 

Os identificadores das tags podem ser acessados no dashboard conforme a figura a seguir:

 Além do acesso a essa variável, você também pode utilizar um callback gerado sempre que essas tags são atualizadas. Para isso basta utilizar o seguinte código: 

 

window.top.firedTags = function (tags) {

   console.log("Accepted tags: "tags);

 };

 

Esse callback é ativado assim que o usuário entra no seu site e ele por padrão já vem com as tags necessárias preenchidas. Assim que o usuário aceita completamente ou parcialmente esse callback é ativado novamente com as tags atualizadas. 

 

Frisamos que como não é possível deletar um cookie de terceiros, se um usuário aceitar uma tag em específico e logo em seguida cancelar esse aceite, o retorno do callback virá com essa tag. Assim que a página for recarregada, essa tag sumirá da variável e o callback não irá retorná-la.